EN | PT

Acreditação

O CMSM foi acreditado pela agência nacional Erasmus+, vendo o seu plano Erasmus aprovado até 2027 que vai permitir a realização de mobilidades de docentes, não docente e alunos anualmente.

Uma das apostas do CMSM para garantir o sucesso educativo dos seus alunos é promover regularmente o desenvolvimento da formação contínua do seu corpo docente, pessoal não docente e diversificar a oferta educativa e formações pontuais para os alunos. O objetivo é dotar professores, alunos e pessoal não docente para os novos desafios que o ensino enfrenta no séc. XXI e prepará-los para o processo de internacionalização que a escola tem vindo a realizar.

O CMSM definiu como prioridades o desenvolvimento de competências linguísticas; implementação das novas tecnologias nos processos de ensino; desenvolvimento de competências de gestão e liderança; combate ao insucesso e abandono escolar; Pretende-se dar resposta a estas prioridades através do plano de internacionalização/formação de toda a comunidade educativa pretendendo assim conhecer outros sistemas de ensino europeus; conhecer e adotar boas práticas de educação internacional; promover novas formas de relacionamento entre escolas e instituições europeias; desenvolver ações que permitam a aquisição de competências centradas nos alunos e para os alunos; desenvolver ações que permitam a aquisição de competências centradas nos docentes e pessoal não-docente;

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento profissional do pessoal docente e não docente;
  • Promover a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens;
  • Melhorar os resultados escolares dos alunos e combater o insucesso e o abandono escolar;
  • Desenvolver competências linguísticas, tecnológicas, e uma consciência multicultural.


Seleção dos Participantes:

Nas mobilidades serão envolvidos todos os docentes, não-docentes que manifestem intenção de o fazer, embora depois passem por um processo de seleção. Em relação aos alunos, depende do objetivo prévio definido de mobilidade que alunos serão envolvidos – se é para alunos de orquestra, de coro ou nível específico de ensino, etc.

 A seleção dos participantes será realizada de forma criteriosa atendendo a diversos fatores cumulativos:

  • interesse manifestado em participar: o ponto de partida será selecionar apenas participantes que tenham manifestado esse interesse;
  • capacidades linguísticas: terá de ser atestado o nível linguístico (língua estrangeira) do participante para garantir que tem capacidade de acompanhar as atividades;
  • número de horas contratuais (só para docentes): daremos prioridade aos professores com mais horário no CMSM;
  • participação em mobilidades anteriores: daremos propriedade aos participantes que ainda não tenham realizado nenhuma mobilidade no CMSM.

Mobilidades 2021 – 22
No ano letivo de 2021/22 foram realizadas seis mobilidades internacionais que incluíram uma visita preparatória a Antuérpia e quatro cursos de formação em áreas e cidades distintas: inteligência emocional (Praga, República Checa), improvisação (Dundalk, Irlanda), gestão de projetos (Bruges, Bélgica) e metodologia “flipped learning” (Viena, Áustria). O programa incluiu ainda a vinda de uma especialista em improvisação, que dinamizou formações para professores e alunos.

Mobilidades 2022 – 23
No ano letivo de 2022/23 foram realizadas um total de sete mobilidades no âmbito do programa Erasmus+: uma mobilidade de alunos da Orquestra de Guitarras a Lalín (Espanha), quatro cursos de formação para docentes e staff — Body-Mind-Nature Connection: Well-Being for a Fully Aware and Healthy Lifestyle (Alicante, Espanha), English – Advanced Level (Dublin, Irlanda), English – Elementary Level (Florença, Itália) e Yoga and Meditation for Educators (Florença, Itália) —, um job shadowing em Graz (Áustria) e uma visita preparatória a Lyon (França).

Mobilidades 2023 – 24
No ano letivo de 2023/24 foram realizadas quatro mobilidades no âmbito do programa Erasmus+: três cursos de formação — Italian Language Course (Florença, Itália), English Course (Galway, Irlanda) e Mentoring and Coaching (Budapeste, Hungria) — e uma mobilidade de alunos do Coro do CMSM a Lier, na Bélgica.
Durante o mesmo período, o CMSM recebeu cinco professoras de ensino especial da Eslovénia para um job shadowing na área do teatro. Recebeu também seis alunos (três de clarinete, um de piano, um de violino e um de percussão) e duas professoras de formação musical do Conservatório Profissional de Música de Ronda, no âmbito do programa Erasmus+.

Mobilidades 2024-25
No ano letivo de 2024/25 foram realizadas um total de 7 mobilidades no âmbito do programa Erasmus+, abrangendo formações, jobshadowing e mobilidades de alunos. Concretizaram-se três cursos de formação — The Finnish Educational System (Helsínquia e Rovaniemi, Finlândia), Playful Learning: Strategies for Reducing Stress and Energizing the Classroom (Praga, República Checa) e Social Impact on Music Making (Colónia, Alemanha).
Realizaram-se também duas mobilidades de job shadowing: uma na Kodály Zoltán Magyar Kórusiskola (Budapeste, Hungria) e outra no Conservatorio Profesional Muñoz Molleda (La Línea de la Concepción, Espanha).
No âmbito das mobilidades de alunos, o Ensemble de Sopros participou numa deslocação ao Conservatorio Profesional de Música Ramón Corrales (Ronda, Espanha) e a Orquestra de Guitarras realizou uma mobilidade ao Conservatorio Profesional Muñoz Molleda (La Línea de la Concepción, Espanha).
O CMSM recebeu com grande entusiasmo um grupo de quinze professores da Podiumacademie Lier (Bélgica) para uma experiência de job shadowing e formação no contexto educativo e artístico português. O CMSM acolheu ainda quatro professores das áreas de piano, piano de acompanhamento, formação musical e percussão, provenientes do Conservatorio Profesional de Almería (Espanha), no âmbito de uma mobilidade de job shadowing.


Subscribe to CMSM